segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MEU HIPERPORTFÓLIO


 Programa Nacional de Tecnologia Educacional-
PROINFO
Curso: Tecnologia na Educação : Ensinando e Aprendendo com as TICs
Nome: Christian Carla Andrade Melo
Unidade 2: Internet, Hiprtexto e Hipermídia
Atividade: ativ2_5criando um portfólio em Hipertexto
Município: São Jõao Da Lagoa



MEU HIPERPORTFÓLIO




           Meu Nome é Christian Carla Andrade Melo;
         Sou cursista do Programa Proinfo-Ensinando e Aprendendo com as TICs ,que tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educaçõa básica;
       Nossa Tutora é  :Suzana Alves  Araujo;
      Trabalhamos na Escola Municipal Benedito Pereira  Lima;


      Iniciamos este módulo desenvolvendo as seguintes atividades:
-Unidade 1: Tecnologia de informação e Comunicação na Educação
       Nesta unidade desenvolvemos várias atividades dentre elas : fóruns virtuais,atividades na biblioteca e diario de bordo.

1-FORUM : QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ ?
     Neste fórum, refletimos sobre nosso papel na ação de ensinar a lidar com as novas mudanças que o mundo nos proporciona e tentar a partir dessas mudanças, construir novos conhecimentos e novas formas de ensinar.

2-BIBLIOTECA :  Através de uma pesquisa na escola levantamos quais recursos tecnológicos existentes em nossa escola, a partir desse levantamento elaboramos slides  com nossas conclusões.
3-DIÁRIO DE BORDO: Discutimos no encontro presencial o papel da escola e seu objetivo em munir seus alunos com habilidades e competências que a sociedade exige, atividades desenvolvidas mapas conceituais    e                                         webquest.





  UNIDADE 2- INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA


      A Internet  é um sistema que integra você com o mundo do conhecimento, facilitando nossa comunicação em qualquer parte   e de várias formas como imagens, som e palavras.

-FÓRUM : EXPERIÊNCIA EM NAVEGAR LIVREMENTE - Além de aprender a abrir e fechar caminhos, o aprendizado  maior foi em relação a construção do conhecimento.

-FÓRUM : CONCEITUANDO HIPERTEXTO- utilizamos vários sites  e assistimos videos interessantes sobre  este assunto, aprendemos que o hipertexto  permite ao leitor uma construção própria e unica do documento ao mesmo tempo em que nos permite transformar nosso conteudo.


    
- assista   este vídeo e saiba mais sobre hipertexto     ,(vale a pena conferir).

-BLOG:Agora estamos trabalhando com postagens em nossos  blogs.A atividade2_5 é criar um hiper-portifólio aqui no blog.


  -PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO


Nome: Christian Carla Andrade Melo
              Maria Ivanilda Soares Ferreira 
               Ivanise Aparecida Soares Queiroz
Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade: ativ2_6  Planejamento uma atividade com  Hipertexto
Município: São Jõao Da Lagoa

Objetivos

-   Conhecer a história da fotografia;
-   Construção e modificações da imagem fotográficas do aluno em repertório artístico; 
- Possibilitar a reflexão a cerca do valor da tecnologia para o mundo contemporâneo com ênfase ao processo artístico;
- Conhecer a história de vida da família através de fotografias antigas;


Conteúdo

- Fotografia e arte
Metodologia
- Após a apresentação da proposta da aula os alunos assistirão um vídeo  com a turma da mônica, albúm de fotografia.;
-Iremos fotografar a aula de diferentes ângulos e repassar em forma de slides,
-Criar fotomontagens  utilizando o site http://www.fotosmontagens.com.br/  ;
Recursos
  vídeo , data show
Internet
computador
Avaliação
Interesse, participação.
Referências bibliográficas
                
www.itaucultural.org.br/aplicexternas/...ic/index.cfm?...texto...








- Escola:  Pré escolar Fada Encantada  -São João da Lagoa
- Atividade 2.8-Registro digital da experiência
- Formadora: Suzana Alves

  “Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração", bem definiu o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), um dos profissionais dessa arte mais célebres do século 20 .”

Ivanilda,Christian ,Ivanise  e a turma


“O meu olhar é nítido como um girassol
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...”
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...”
Alberto Caeiro
      
     Nesta unidade, focalizaremos no registro digital da experiência na forma de hiperdocumento , o projeto tem o objetivo  de :
-   Construção e modificações da imagem fotográficas do aluno em repertório artístico; 
- Possibilitar a reflexão a cerca do valor da tecnologia para o mundo contemporâneo com ênfase ao processo artístico;
- Conhecer a história de vida da família através de fotografias antigas;
     Iniciamos nossa aula, assistindo o vídeo “ álbum de fotografia “, albúm de fotografia.;, onde cebolinha e cascão encontram  um   álbum de fotografia da Mônica e os dois se divertem muito com as fotografias  de Mônica pequena,até descobrirem que eles também faziam parte daquele álbum,descobriram que as pessoas com o tempo mudam muito.
         Na roda de conversa comentamos sobre o vídeo e como havia trago as fotografias, eles comentaram sobre a infância, as fotos de quando eram pequenos,falamos sobre a importância da fotografia na nossa vida, e a medida que falavam , fomos registrando todos os momentos  com fotos.
         Após o trabalho em sala de aula, fomos ao laboratório de informática, para fazermos as fotomontagens, inicialmente cada dois alunos em um computador  acompanhados de um professor, que ia revezando em cada dupla, apesar da dificuldade dos alunos em lidar com os computadores foi um trabalho muito gratificante, a cada vez que  selecionavam uma foto,para reproduzir numa fotomontagem era uma graça, risos e piadas .
         Na seqüência das atividades, utilizamos o software livre criamos uma apresentação  de slides com as fotomontagens  e texto ,tais  ferramentas despertaram a afetividade dos participantes  de  visualizarem na tela  sua própria imagem, mexeu com os sentimentos, emoções e tiveram diversas reações  positivas  de  muita alegria nos trabalhos.
         O produto final foi uma exposição das imagens modificadas.(em anexo apresentações do slides).



Adicionar legenda





    

Merinha (ao meio) monitora desta turma




Finalização do projeto com exposição  das fotos dos alunos- a seguir  mais registros digitais



REFERÊNCIAS PARA O PROFESSOR

-SARAIVA-A Historia da fotografia,http://www.youtube.com/watch?v=o-i4Mk0CGv8
-Aprenda tirar fotografias,http://www.youtube.com/watch?v=-Y0mwRyneqQ&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário