segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROJETO FOTOGRAFIA E ARTE



CURSISTAS :  CHRISTIAN CARLA ANDRADE MELO / NALVA AFONSO OLIVEIRA
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM-PIA
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: PATRÍCIA QUEIROZ DE BRITO




Projeto Integrado de Aprendizagem- PIA

1-Unidade escolar: Escola Estadual Major José Elias Trindade, situada na Praça Dr. José Carlos de Lima, nº 774- centro- Coração de Jesus-Minas Gerais.

2- Público-alvo : Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da E.E. Major José Elias Trindade- Coração de Jesus- MG com idade entre 9 e 10 anos.
3- Tema: Fotografia e arte
4- Objetivos
*Proporcionar vivências significativas em arte, para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas.
*Observar as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
* Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte, em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.
*Proporcionar por meio de atividades interativas a melhoria do ambiente escolar ;
*Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre fotografia e a arte em sua comunidade;
* Utilizar recursos tecnológicos disponíveis em seu contexto escolar;

5- Justificativa :
         Diante das tecnologias lançadas a cada dia na sociedade precisamos rever nosso papel como educador e conhecer a história da tecnologia como recurso educacional, verificando seu papel na construção da cidadania e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem, contribuindo para melhorar as práticas de ensino tendo as tecnologias como auxílio inerente a educação onde o mundo do aluno esteja  interligado  a realidade do mundo atual, além disso devemos perceber  que as tecnologias da informação, comunicação, metodológica e outras, só vêm acrescentar aos recursos já existentes, para então facilitar o processo de ensino/aprendizagem, voltados a práticas ainda renovadoras.
          Fotografar é um modo de questionar uma imagem. Auxilia tanto nas descrições do cidadão comum, quanto dos cientistas e pesquisadores. Auxilia nas descobertas científico-tecnológicas e se complementa em diversas formas de expressões artísticas. Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações.
    A utilização de recursos tecnológicos no ambiente escolar é uma forma de facilitar a construção do conhecimento tanto no ensino de Artes quanto às demais disciplinas. Na vivencia escolar e tecnológica pode-se observar claramente um avanço no desempenho do novo recurso  que proporciona debates, ou seja, diálogos em geral, são  relevantes no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando, o envolvimento de todos os indivíduos (alunos e professores).
   Dessa forma, a presente proposta vem como forma de aliar a arte à fotografia, buscando através da fotografia, conhecer trabalhos de artistas que utilizam essa técnica em suas obras e através desse conhecimento  pretende –se que os alunos tenham interesse em  criar suas próprias obras, percebendo dessa forma a importância de ser o sujeito aprendiz neste mundo que está em constante avanço.  


6- Fundamentação Teórica:
       Freire (2000), afirma que ensinar não é somente transmitir conhecimento e sim, proporcionar que o aluno aprenda de dentro para fora.
  É de suma importância conectar o aluno com as mudanças de todo dia, pois na realidade atual a própria escola está de certa forma excluída das inovações tecnológicas, já que estas não chegam a ela em tempo real, talvez este seja um dos motivos do distanciamento entre aluno e escola. O termo tecnologia pode incluir desde as ferramentas mais simples, ferramentas e os processos mais complexos já criados pelo ser humano. Historicamente a tecnologia é tão antiga quanto a historia da humanidade, quando as pessoas começaram a inventar ferramentas objetivando facilitar suas atividades cotidianas.
         O projeto será realizado baseando-se em pesquisa sobre o tema em diversas  fontes: revistas , artigos, textos diversos.

7- Conteúdo :
*A  história da fotografia , até os dias atuais
* Obras de arte , construídas através da técnica da fotografia
* Leitura e releitura de imagens ( fotos)
                   

8- Procedimentos Metodológicos :
         A oficina será desenvolvida em diversas etapas:
 1ª etapa:  A primeira será a apresentação do tema do projeto para os alunos e dinâmica de sensibilização quanto ao tema, solicitando aos mesmos que tragam para a sala de aula fotos antigas e atuais para possibilitar a comparação de imagens, promovendo um debate sobre o assunto.
2ª - Visita a um estúdio fotográfico onde os alunos poderão fazer perguntas para entenderem melhor o processo de criação artística ou palestra com profissional para entender as técnicas, as câmeras utilizadas antes e agora.
3ª-  Pesquisas na internet sobre a história da fotografia.
4ª- Pesquisar artistas que utilizam a fotografia em suas obras de arte
5ª- Registro fotográfico pelos alunos dos momentos da escola em que acharem mais interessantes, ressaltando que esse trabalho será realizado em vários dias e vários momentos.
6ª- Organização das imagens e seleção para a confecção das obras, utilizando o programa GIMP e outros programas de edição de imagens.
7ª – Mostra fotográfica
8ª - Avaliação do projeto.

9- Recursos didáticos
*Laboratório de informática, internet
*Data-show
*Câmera digital
* Papeis diversos
* Tesoura
*cola
* Fotos

10- Cronograma : O projeto  terá a duração de 20 horas , sendo realizada em 10 encontros de 2 horas cada.
Registro : O projeto  será registrado através de fotos, portfólio e relatórios.

11- Avaliação : A avaliação aplicada será a avaliação formativa, onde pode haver uma interação entre os membros envolvidos, professor, aluno e comunidade escolar, visando à construção do conhecimento através de suas equidades, onde tanto o professor quanto o aluno serão agentes efetivos do processo de aprendizagem em todos os aspectos. Será feito o registro de cada aula, onde poderemos observar o processo de criação de cada aluno. Além disso, a preocupação com a reflexão sobre a realidade e a busca junto aos alunos de soluções para modificá-la, encontra-se presente no projeto.

Referências:


http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/rosangela-guella-tamagnone-professora-nota-10-2009-506554.shtml










Nenhum comentário:

Postar um comentário