sexta-feira, 16 de novembro de 2012

NAVEGANDO POR VIDEOS E OUTRAS MÍDIAS



PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

PROFESSORES:
Christian Carla Andrade Melo

-Unidade 4 Atividade 4_2 navegando por vídeos e outras mídias
-Escola Municipal Benedito Pereira Lima
-Município: São João da Lagoa
- Formadora: Suzana Alves Araújo

         Navegar pelo portal do professor é uma delicia, é uma grande mistura de alegria, aprendizado e vontade de conhecer e encontrar coisas novas vale a pena, principalmente por que  devemos entender que a internet é uma realidade e, em algum tempo, todos os livros serão digitalizados (o que não exclui a versão impressa dos mesmos). Além disso, a importância da internet e de seu conteúdo não deve ser menosprezada, pois é provável que, quando essa geração entrar no mercado de trabalho, precise disso para manter seus empregos assim como de ar para sobreviver.
         Como especialista Pedagógica deve confessar que naveguei e busquei recursos pedagógicos que realmente servem de base para nosso professor, confira o
É  o único software gratuito totalmente desenvolvido para auxiliar o docente na elaboração, organização e gerenciamento de suas tarefas, com planos de aula, banco de questões e conteúdos escolares, vídeos muito interessantes para educação Infantil e ensino Fundamental e ensino médio.
   outra novidade é o diario de classe eletrônico , o professor além do registro dos dados, o software Educador.net oferece ao professor diversos relatórios e gráficos para  analisar os rendimentos de cada turma ou aluno. Também é possível obter cálculo da média da turma e gráficos de avaliação.
GRÁFICOS
- Média do aluno x média da turma
- Desenvolvimento do aluno por etapa
- Desenvolvimento do aluno por avaliação
- Desenvolvimento da turma
- Alunos em relação à média mínima exigida
- Histograma de avaliação
RELATÓRIOS
- Lista de presença
- Relação de alunos da turma
- Diário de classe
- Notas e faltas
- Acompanhamento de notas e faltas
- Resultados finaiss


é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.
   descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ... 
   matemática: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ... 
   ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ... 
   geografia: colocar os países no mapa 
   jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ... 
   leitura: prática de leitura 
   outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, produção de quadrinhos, ...
Atualmente o GCompris oferece mais de 100 atividades e está em constante evolução. O GCompris é um software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.


                                          CURTA NA ESCOLA
                                            
   A idéia de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002.
   PROFESSOR,vale a pena  procurar alguns curta metragens com planos de aula muito  interessantes  para enriquecer suas aulas, o professor terá  que ter tempo para seus estudos . site muito bom.






sexta-feira, 9 de novembro de 2012



CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE
 INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS



           Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com os alunos estão inseridos no currículo formal. Os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos também foram explicitados no plano de aula e executado na sala de aula e fazem parte do currículo e o que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo.  Um currículo é um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos , pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como, e quando avaliar. É formado pelos componentes curriculares e por tudo o que acontece na escola, com a função de orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.  É muito importante incluir no currículo as tecnologias, pois são várias as contribuições no desenvolvimento do currículo, possibilitando mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Hoje em dia, são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e de aprender, interagindo com o objeto de conhecimento, ou seja, o conteúdo. A tecnologia por si só não é capaz de resolver todos os desafios educacionais, mas a maneira como os profissionais da educação encaram essa tecnologia é determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas, concepções e atitudes frente as inovações pelas quais a sociedade passa atualmente e que são exigidas da escola; proporcionando situações de aprendizagem significativa, onde os alunos serão construtores do seu próprio conhecimento.


RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PROCEL

“Ninguém pode construir em seu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio-ninguém, exceto você.”     Nietzsche

       
       
Existe cada vez mais a necessidade de se ter energia para o progresso da humanidade, entretanto, não adianta produzir energia elétrica a apartir de fontes renováveis para ser desperdiçada durante seu uso final, pensando nisso a CEMIG, propõe que a escola realize um trabalho educativo de conscientização de crianças e jovens para o combate de energia. O projeto Procel: Cemig nas escolas, com o sub-tema: “se ligue nesta idéia “,abrange toda comunidade escolar, com  muitas ações a serem implementadas, contamos inclusive com um cronograma de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula  com atividades individual e coletivas. A escola iniciou este projeto com um filme: A casa dos Des-ligados, logo apos   foi feita  uma discussão geral com a turma : e como está sua  atuação no desperdício de energia em sua casa ? vocês também são des-ligados? O projeto está sendo bem desenvolvido  com a preocupação dos educadores em incluir as tecnologias que permitem trazer para o aluno aulas mais dinâmicas, criativas e virtuais,por isso acreditamos no sucesso  e na aprendizagem de cada aluno, pois a  rapidez e aceleração de informações da internet proporcionam prazer, e motiva o
aluno a buscar nela uma maneira de absorver o conhecimento. Estudar hoje, sem os recursos tecnológicos, dificulta o estudo pela própria dinâmica das informações, mas utilizando outros recursos comuns e a tecnologia o estudo fica mais acessível.
-http://www.youtube.com/watch?v=cJLnOk1BzXk ( kika  De onde vem a energia elétrica );

CONFIRA ALGUNS REGISTROS :
COMENTÁRIOS APOS O FILME
-
ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ASSISTINDO O FILME : KIKA, DE ONDE VEM A ENERGIA ?
MURAL DO TRABALHOS DOS ALUNOS DO 5º ANO DA  PROFESSORA NALVA,;

       
TURMA DO 4º ANO ASSITINDO FILME : A CARTA ESCRITA NO ANO 2070

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PROJETO INTEGRADO PROCEL


Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias

Projeto Procel  Energia: Se ligue nessa idéia
Publico Alvo
: Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada E. M. Benedito Pereira Lima)
Apresentação do projeto:
“Energia: Se ligue nessa idéia”
O projeto será desenvolvido com professoras, funcionários, alunos e seus familiares..
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido.
Objetivos

Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.
 Metodologia
É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia cortando os gastos da escola, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as 
seguintes etapas:
1. Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “
Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
2. Explicações lúdicas, com cartaz ou maquete, discutindo de onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
3. Com o vídeo e pesquisas sobre o que já está sendo trabalhado em sala com as professoras, levar o projeto aos alunos .
4. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
5. Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica. 
A equipe responsável fará a coleta e levantamento destes dados registrando-os num gráfico que apresentará o perfil dos envolvidos.
6. Apresentação para todos os funcionários da escola  os dados coletados pela equipe que trazem: gráfico do consumo nos últimos meses e compará-los aos meses de 2011, aparelhos e iluminação da escola  e como estão sendo usados.
7. 
Lançar ao grupo participante a problematização: a partir das pesquisas apresentadas, como mudar os hábitos de todos, de modo que o consumo de energia elétrica chegue a média ideal, chegando a esse ponto, como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais. Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões.
8. Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais, como  a 
quantidade de materiais que vai para o lixo e que poderiam ser reciclados ou reutilizados a fim de diminuir a exploração de recursos naturais.
9.A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente
10.Desfile: lixo é um luxo
11. Anjos  da Luz: Toda semana será escolhido um aluno por ano de escolaridade para observar o desperdicio e tomar providências necessárias como: apagar al luz, fechar torneiras, etc. 

12. Trocar na escola lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
13. Implantar na escola coleta seletiva de lixo.
Avaliação
Por final a equipe fará outro levantamento de dados do consumo de energia elétrica da escola e irá fazer a comparação destes com os primeiros levantados antes do início do projeto, faremos o mesmo com o teste “Fique Ligado”.
Em uma reunião com todos os envolvidos será apresentadas a avaliação e as mudanças, ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia dentro da escola.
Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Buscaremos também a fala do grupo expondo se houve mudanças nos seus hábitos dentro da escola e em suas residências.